Além da perda anual de colágeno e a reserva de creatina reduzida, a suplementação desses ativos é uma estratégia para uma vida saudável.
A menopausa é uma fase significativa na vida da mulher, marcada por mudanças hormonais que podem impactar a saúde de várias maneiras, incluindo a perda de massa muscular, a diminuição da densidade óssea e alterações na pele e nas articulações. A suplementação representa uma alternativa para contornar os sintomas dessa fase e promover o bem-estar.
A partir dos 30 anos, ocorre uma redução da produção de colágeno, uma proteína que proporciona firmeza, elasticidade e hidratação para a pele, mucosas, articulações e muitas outras partes do nosso organismo. A incontinência urinária, ressecamento e flacidez da região íntima são questões muito comuns durante a menopausa e também estão relacionadas com a perda de colágeno.
Além da redução do colágeno, as mulheres possuem um estoque de creatina significativamente reduzido em relação aos homens. É uma molécula naturalmente produzida pelo corpo e encontrada em alimentos como carne vermelha e peixes, que desempenha papel fundamental na produção de energia imediata nas fibras musculares durante atividades físicas de alta intensidade.
Um artigo de revisão, publicado em 2021 na revista Nutrients, mostrou os vários benefícios da suplementação de creatina na vida da mulher, como o aumento de força e resistência muscular, evitando a sarcopenia, manutenção da massa óssea e benefícios cognitivos, além de relacionar a ingestão desse ativo na potencialização do tratamento de transtornos psicológicos como depressão e ansiedade. Para ler na íntegra o artigo, clique aqui.
A associação de ativos, como peptídeos bioativos de colágeno e creatina, especialmente para mulheres, representa uma estratégia interessante para oferecer bem-estar integral feminino, afirma Ana Luiza Borges, mestre em Genética e Bioquímica pela Universidade Federal de Uberlândia. A suplementação adequada também é aliada com os procedimentos da ginecologia regenerativa e fisioterapia pélvica, complementando o tratamento para obtenção de resultados mais satisfatórios, complementa a especialista.
Por isso, o desenvolvimento de fórmulas únicas e inovadoras é o objetivo da Dita Cuja, uma empresa de produtos destinados ao bem-estar íntimo feminino. O Colágeno Íntimo - Complexo Renovador é um nutracêutico que reúne os peptídeos bioativos de colágeno, ácido hialurônico, biotina, MSM e creatina, proporcionando hidratação e elasticidade de dentro pra fora. Acesse o site www.ditacuja.com para conhecer mais detalhes dessa marca brasileira que é pioneira no desenvolvimento de suplementos e cosméticos com foco na saúde e bem-estar da região íntima feminina.
Referências:
Smith-Ryan AE, Cabre HE, Eckerson JM, Candow DG. Creatine Supplementation in Women's Health: A Lifespan Perspective. Nutrients. 2021;13(3):877. Published 2021 Mar 8. doi:10.3390/nu130308777
BUONANI, Camila et al. Prática de atividade física e composição corporal em mulheres na menopausa. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, v. 35, p. 153-158, 2013.
Franić, D., & Fistonić, I. (2019). Laser Therapy in the Treatment of Female Urinary Incontinence and Genitourinary Syndrome of Menopause: An Update. BioMed research international, 2019, 1576359. https://doi.org/10.1155/2019/1576359