Quase toda mulher certamente já passou poucas e boas com incômodos na região íntima, sendo a ardência um dos principais! Como é uma região muito sensível, vários fatores podem provocá-la. A Dita Cuja hoje preparou uma lista com as principais causas de ardência na ppk e como lidar em cada caso. Afinal de contas, ninguém merece viver com o desconforto, não é mesmo?
1- Alergias: assim como qualquer parte do corpo, a região íntima também pode desenvolver alergias! Às vezes nem lembramos, mas alergias relacionadas à região íntima são bem comuns.
Se pararmos para analisar, a pele da nossa região íntima fica em contato com uma diversidade de itens e substâncias: preservativos e lubrificantes; absorventes e protetores diários; lenços umedecidos, perfumes e desodorantes íntimos, além de produtos de higiene. Assim, acaba sendo “normal” que algum composto ou outro nos cause algum nível de reação alérgica.
Por exemplo, um dos principais casos a ser citado é a alergia ao látex presente nos preservativos; há também as reações causadas pelos sulfatos agressivos presentes em alguns sabonetes convencionais, sobretudo o lauril sulfato sódico¹, em geral presente nas fórmulas como sodium laureth sulfate.
Dessa forma, fique sempre atenta a qualquer mudança e aos produtos utilizados na região íntima, principalmente quanto à: qualidade, formulação e data de vencimento! Certifique-se de utilizar apenas produtos específicos para a ppk, que sejam seguros e dermatologicamente testados. Quando for o caso, procure produtos com fórmulas mais naturais e simples. Inclusive, nada de usar produtos vencidos, viu? O risco é sempre maior que qualquer possível benefício.
Fuja de produtos como lenços umedecidos, perfumes e desodorantes íntimos! Eles não são nadinha benéficos ou necessários para a saúde da sua dita cuja. Além disso, nem os sabonetes de bebê e/ou em barra são adequados. Se quiser entender um pouquinho melhor o porquê, clique aqui: [link blog sabonete de glicerina]
2- Distúrbios ginecológicos:
Além de aparecer como consequência de algum processo alérgico, as ardências também podem ser um sintoma de alguma doença ginecológica! Nosso corpo é muito sábio em nos avisar quando tem algo de errado e nossa dita cuja não é diferente! Em geral, a ardência pode vir para indicar algum tipo de infecção, como:
a) Infecção urinária: acontece quando bactérias ou micro-organismos que não são normais ao sistema urinário aparecem por lá! Os principais sintomas são a vontade recorrente de fazer xixi e a ardência ao fazê-lo. Algumas medidas são essenciais para sua prevenção, como: beber bastante água e fazer xixi de acordo com a necessidade (sem ficar segurando, ein!), fazer a limpeza da região íntima de forma adequada e sempre urinar após o sexo².
b) Infecções oportunistas: a tão conhecida candidíase é uma delas! De modo geral, elas surgem quando há alguma alteração na microbiota vaginal, como mudanças no pH. Ardências e coceiras são os principais sintomas. Para evitá-las, procure secar bem a região íntima após o banho, evitando o acúmulo de umidade; além de utilizar produtos que respeitem a flora vaginal.
Vale ressaltar, assim, a importância de conhecer o seu corpo e a sua dita! É necessário que estejamos atentas a qualquer sinal de anormalidade e que ajuda médica seja sempre solicitada nesses casos. Ardências na região íntima podem ir desde níveis pequenos de alergias à infecções graves. Não hesite em procurar orientação profissional, afinal de contas, todas nós precisamos de qualidade de vida!
Inclusive, uma das missões da Dita Cuja é justamente promover bem-estar e alívio de incômodos enfrentados pelas mulheres, desde a juventude até a velhice, através de hábitos de autocuidado essenciais!
Nossa Espuma Suave de Higiene foi pensada e desenvolvida especialmente para a região íntima. Com ativos naturais, ela promove uma limpeza suave, livre de sulfatos agressivos, além de possuir o pH ajustado de forma que seja semelhante ao nosso pH fisiológico. Em sua formulação, possui o vinagre de maçã orgânico, que possui propriedades antissépticas, ajudando a combater os micro-organismos causadores da candidíase. Também possui o extrato de romã, rico em propriedades antimicrobianas e muito utilizado na ginecologia natural!
Além disso, o Sérum Íntimo 12 em 1 possui 12 ativos naturais que irão promover inúmeros benefícios: hidratação e prevenção do ressecamento, através dos óleos de abacate e buriti; regeneração da pele, pela vitamina E e óleo de semente de uva; além da prevenção de coceiras e foliculites, por meio do óleo essencial de melaleuca e pelo óleo de coco!
Cuidados íntimos são essenciais para a manutenção do nosso bem-estar integral, afinal de contas, cuidar da dita cuja é cuidar do corpo todo!
Referências:
1- ANTUNES, Adriana A. et al. Guia prático de atualização em dermatite atópica-Parte I: etiopatogenia, clínica e diagnóstico. Posicionamento conjunto da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia e da Sociedade Brasileira de Pediatria. Arquivos de Asma, Alergia e Imunologia, v. 1, n. 2, p. 131-156, 2017.
2- HEILBERG, I. P.; SCHOR, N.. Abordagem diagnóstica e terapêutica na infecção do trato urinário: ITU. Revista da Associação Médica Brasileira, v. 49, n. 1, p. 109–116, jan. 2003.