Assaduras femininas. Como prevenir? - Dita cuja

Como prevenir a formação de assaduras?

É um evento quase canônico na vida de toda mulher: passar o dia todo com uma roupa causando fricção nas coxas e na hora do banho… Assaduras! Péssimo, não é? Ou então percebê-las após alguns dias usando absorventes, com a pele da região íntima super irritada. Vamos descobrir como prevenir e solucionar esse cenário tão comum no dia a dia feminino? 

  Aqui vão algumas dicas práticas - e a última é a melhor de todas! ✨

 

  • A escolha do look importa!
  • Escolher tecidos leves e confortáveis, com modelagens mais soltinhas será um passo essencial para diminuir os atritos que provocam as assaduras; tanto os atritos da pele com a pele, quanto os atritos da pele com as roupas.

  • A higiene gentil é uma grande aliada 🫧
  • É preciso evitar o uso de sabonetes agressivos nas áreas mais propensas às assaduras, como coxas, virilha e região íntima. Uma limpeza muito abrasiva pode remover a camada protetora natural da pele, além de promover o ressecamento, tornando a pele mais vulnerável e propensa a assaduras. 

    As Espumas de Higiene da Dita Cuja possuem textura suave e promovem uma limpeza delicada, além de auxiliarem no reequilíbrio do pH vaginal e na manutenção da microbiota natural.

  • Cuidado com a umidade excessiva…
  • Após o banho, seque muito bem a região íntima, virilha e coxas. A umidade somada ao atrito forma uma dupla infalível na formação de assaduras. Inclusive, esteja sempre atenta ao suor; ele também desempenha um papel significativo para o surgimento de irritações e assaduras.

    Mas atenção: nada de usar talcos, desodorantes íntimos e cosméticos semelhantes. Eles mais fazem mal à sua saúde íntima do que trazem benefícios e podem inclusive ocasionar alergias.

  • Hidrate a pele com produtos específicos
  • A hidratação é essencial para manter a pele íntegra e com a barreira protetora preservada. Além disso, uma pele hidratada é uma pele saudável, menos suscetível a ferimentos e claro, assaduras.

    No entanto, pele hidratada não é sinônimo de pele úmida. Falamos agora há pouco sobre a importância de tomar cuidado com a umidade excessiva, não é mesmo? 

    Então, nessa etapa, priorize hidratantes que sejam específicos para a região íntima, que sejam livres de água e de rápida absorção, de forma a evitar o acúmulo de umidade.

    Rascunho imagens blog (12).png__PID:4e2fc1d1-7842-42ee-843f-02b819d7dc09

    Os hidratantes em formato de sérum são ideais pois são absorvidos pela pele com muito mais rapidez que cremes ou loções. O Sérum Íntimo 12 em 1 da Dita Cuja promove intensa hidratação antioxidante e regeneração da pele, fortalecendo a barreira protetora. Além disso, sua composição é rica em ativos naturais, como o óleo essencial de lavanda, extratos de camomila e calêndula, que acalmam e aliviam a pele. 

    Ele não possui água em sua composição e possui rápida absorção! E o melhor de tudo: além da região íntima, pode também ser utilizado em áreas como coxas, virilha e seios. Ele irá auxiliar na uniformização da pele - uma queixa muito comum associada às assaduras é justamente o escurecimento da área afetada. 

    O Sérum Íntimo é um ótimo aliado na prevenção de assaduras - e um passo essencial na recuperação da pele quando elas ocorrem!

    Dicas bônus:

  • Deixe a ppk respirar! Para diminuir ainda mais as chances de as assaduras surgirem, dormir sem calcinha pode ser um ótimo hábito: além dos benefícios para sua saúde íntima, diminui também o atrito pele-tecido.
  • Troque os absorventes convencionais: se você sofre com assaduras a cada período menstrual, pode ser válido aderir a opções alternativas, como calcinhas e coletores menstruais ou absorventes ecológicos, que não abafam a região íntima e não provocam tanto atrito quanto o plástico descartável! 
  • Embarque com a Dita Cuja nessa jornada de amor e autocuidado! ✨ Cuidar da Dita Cuja é cuidar do corpo todo! 🧡

    Voltar para o blog