Biodiversidade: por que preservá-la? - Dita cuja

Biodiversidade: por que preservá-la?

No dia 22 de maio, comemora-se o dia internacional da biodiversidade. No entanto, será que reconhecemos de fato a importância dessa data? Tenho certeza de que quando você ouve a palavra biodiversidade, diversas imagens vêm à mente: uma ararinha azul, um macaquinho, quem sabe até a famosa imagem do planeta Terra e vários animais em sua superfície? 

A verdade é que imagens e propagandas de conscientização são importantes, porém, as ações afirmativas pela conservação são mais significativas ainda. Durante esse blog, a Dita vai discorrer sobre como a indústria cosmética afeta a natureza de diferentes maneiras e como nossa empresa se posiciona perante a crescente necessidade de preservação do meio ambiente.

Primeiramente, um modo muito prático de entender a postura de uma empresa é observando seus selos. É muito comum nos depararmos com a divulgações destes nos sites e redes sociais em geral e pensarmos apenas "ah, legal!", mas a realidade a que muitas vezes não nos atentamos é que, por trás de cada selo, existe uma posicionamento muito mais abrangente.

Então vamos a alguns selos da Dita Cuja que refletem na conservação da biodiversidade e porque é tão importante ir na contramão da produção convencional:

 1- A Dita não compactua com a crueldade animal.

Por isso, nenhum dos nossos produtos foi testado em animais! Mas isso não significa que não passaram por pesquisas! Eles são dermatologica e ginecologicamente aprovados para uso, priorizando a saúde e a segurança de nossas clientes.

Nossa empresa acredita que prezar pela biodiversidade inclui respeitar toda forma de vida, de forma a não submeter animais a testes muitas vezes invasivos e tão frequentes que são capazes de causar úlceras, irritações e outros sintomas na pele das cobaias.

Um fato sobre os testes em animais é que, na atualidade, com todo o avanço científico, eles não precisariam nunca ser utilizados na indústria cosmética, uma vez que já existem métodos eficientes (como em culturas de células) para comprovar a segurança de um produto sem a necessidade de provocar sofrimento animal. 

2- Os produtos da Dita são embasados em ativos naturais

 

A Dita acredita fortemente no poder dos ativos naturais. E não só acredita, como se baseia em estudos sobre eles. Todos os nossos produtos e os ativos utilizados neles possuem embasamento científico! Por exemplo, o extrato de romã, que é um dos principais componentes da espuma de higiene íntima, possui largo histórico de estudos comprovam suas ações antimicrobianas, antifúngicas e muitas outras. Para quem se interessar em saber mais sobre as inúmeras propriedades do romã, recomendamos o seguinte artigo de revisão sobre estudos já realizados: https://revistas.ufpr.br/academica/article/view/27237/18143

Inclusive, os ativos estão presentes em nossas fórmulas em concentrações adequadas para que sejam de fato eficazes em suas propriedades. Além disso, buscamos sempre por uma composição mais simples e natural, evitando o uso de substâncias comumente utilizadas em cosméticos convencionais que podem acabar provocando alergias e reações indesejadas. 

Dessa forma, a Dita Cuja acredita que prezar pela biodiversidade é utilizá-la com respeito, aproveitando seus benefícios sem vinculá-los a substâncias sintéticas. Além disso, quando evita-se o uso desnecessário de compostos artificiais, gera-se menos resíduos e exploração.

3- Os produtos da Dita Cuja são veganos.

 

Além de ser cruelty free, nossa empresa não utiliza nenhum composto de origem animal. De certa forma, são atitudes complementares. Isso porque se há uma substância advinda de animais, significa que vários deles foram explorados para que se chegasse ao final dessa cadeia produtiva. Um grande exemplo disso está nos sabonetes em barras convencionais. Mas calma, como assim?

Pois é! A questão é que para se fabricar os sabonetes, faz-se uma reação química relativamente simples: junta-se um óleo ou gordura + uma base forte (lembra da soda cáustica? Ela é a mais utilizada!), resultando nos sabonetes. Mas o que esse processo tem haver com exploração animal?

Então, sabe a gordura utilizada para fazer a saponificação? Ela advém em grande parte dos abatedouros. Estima-se que mais de quinhentas mil toneladas de sebo bovino são geradas por ano. Por ser um sobproduto extremamente barato, é a fonte de gordura mais utilizada pelas indústrias cosméticas convencionais.

Dessa forma, a Dita substituiu toda substância animal por compostos da natureza. Um exemplo está na espuma íntima, que possui seu pH regulado para que ele seja semelhante ao pH fisiológico da ppk! Em geral, se faz o processo de acidificação em cosméticos com o ácido láctico e, como o próprio nome já sugere, ele advém do leite. Já a nossa espuma é acidificada pelo vinagre de maçã orgânico!

Além disso, quando não se usa produtos de origem animal, pode-se aproveitar e dar muito mais destaque ao poder dos ativos naturais 🧡

4- Todas as embalagens dos produtos da Dita são recicláveis

E é claro, a Dita Cuja não poderia deixar de se preocupar que todas as suas embalagens fossem recicláveis, tendo em vista o crescente problema mundial com poluição, sobretudo quanto aos plásticos. O Índice de Fabricantes de Resíduos Plásticos, estima que, mundialmente, foram geradas 139 milhões de toneladas métricas de resíduos plásticos de uso único apenas no ano 2021. É muito plástico! E imagina que todo esse plástico gerado em um ano vai levar cerca de 400 anos para se decompor?

Dessa forma, a Dita conta também com nossas clientes para que destinem as embalagens a fim de que sejam recicladas! Afinal de contas, não basta ser reciclável, é preciso que sejam direcionadas! Temos um poder de transformação ambiental gigantesco em nossas mãos mesmo com ações pequeninas, como encaminhar uma embalagem para a reciclagem. Incrível, né?

Não deixe de conhecer nossos produtos pelo site e apoiar uma empresa que preza cada dia mais pela conservação da biodiversidade; esse presente da natureza, que nos proporciona uma abundância de ativos e compostos maravilhosos para nos auxiliar a cuidar com muito carinho de nós mesmas! 🧡  ✌️   🌿 

 

 

Voltar para o blog