Consumo consciente: pela natureza, para uma melhor qualidade de vida. - Dita cuja

Consumo consciente: pela natureza, para uma melhor qualidade de vida.

Na atualidade, nos deparamos constantemente com muitos anúncios, principalmente nas redes sociais. Recebemos propagandas de diversos produtos e nos pegamos pensando “nossa, preciso disso! E mais desse produto e aquele também!”. Mas será que precisamos mesmo? No blog de hoje a Dita quer discorrer um pouquinho sobre consumo consciente!

  • Quanto ao excesso de produtos:

Um ótimo exemplo da necessidade criada em nós para um consumo inconsciente se dá no skincare! Quantas vezes vemos listas de ordem de produtos para o rosto: demaquilante, sabonete facial, tônico, sérum para linhas de expressão, hidratante, hidratante para a área dos olhos... Ficamos até perdidas em meio a esse tanto de informação!

Mas a verdade é que, tanto para o skincare quanto para o ppcare, tudo que precisamos é de um básico bem feito! O ppcare é um termo carinhoso criado pela Dita Cuja para se referir aos cuidados que devemos ter com nossa região íntima! E no dia a dia, ela não precisa de mais do que uma limpeza suave e uma ótima hidratação. O mesmo vale para nosso rosto, com o uso do protetor, claro!

Outro exemplo de como somos induzidas a consumir além da nossa necessidade está no excesso de produtos baratinhos! Como os preços são muito atrativos, tendemos a acabar comprando vários no impulso e nem usando todos... Cremes de cabelo, cremes corporais, hidratantes para o rosto... Inclusive, quem nunca comprou mais esmaltes do que conseguiu usar e acabou jogando fora vários vidrinhos, que atire a primeira pedra!

Percebe que, se cedemos à vontade de comprar vários baratinhos, além do desperdício gerado, acabamos desperdiçando também um dinheiro que poderia ser direcionado à produtos de melhor qualidade?

  • Quanto à qualidade dos produtos

Pensa com a Dita: será mesmo que aquele hidratante R$15,00 vai mesmo fazer um bom efeito? Será que aquele sabonete baratinho do mercado vai proporcionar a limpeza cuidadosa que sua pele precisa, sobretudo áreas sensíveis?

A questão é que, para que ocorra o barateamento de qualquer produto, muita coisa se perde nesse processo: as matérias primas não serão de ótima qualidade; no caso dos cosméticos, os bons ativos não estarão presentes em grandes quantidades e a formulação muitas vezes será repleta de outras substâncias sintéticas pouco benéficas. Inclusive, é bastante comum que se faça a propaganda de um determinado composto no cosmético, como um super sérum de ácido hialurônico, mas que, no final das contas, o ácido estará uma concentração que não vai ser nadinha efetiva, sabe? Pois bons ativos em boas concentrações dificilmente estarão em um produto muito baratinho.

E é preciso estarmos muito atentas e conscientes aos cosméticos que usamos, uma vez que eles estão em um contato muito próximo com nosso organismo, sim? Um sabonete muito abrasivo, um shampoo com altas concentrações de sulfatos fortes poderão causar irritações na pele; cremes com listas de ingredientes enormes muito provavelmente possuirão substâncias alergênicas.

Dessa forma, podemos pensar que mais vale um único produto de boa qualidade, que cumpra sua função, que tenha uma formulação segura e que seja de fato usado, do que vários baratinhos que não surtirão muito efeito e por vezes serão desperdiçados, não é?

  • Quanto ao meio ambiente

E é claro que o desperdício e o excesso são prejudicam somente os consumidores: prejudicam sobretudo a natureza. Pensa só no quanto é extraído para a fabricação das embalagens e empacotamento dos envios, os combustíveis utilizados no transporte, as substâncias utilizadas na fabricação dos produtos...  E todo o resíduo gerado ao final do processo produtivo, é claro.

Além disso, depois de toda a logística, ainda temos a questão do descarte: a quantidade de embalagens que sequer são recicladas, o plástico que se acumula ano após ano. São questões que muitas vezes não nos damos conta, mas que estão ligadas de forma intrínseca à nossa forma de consumo!

Inclusive, uma proposta legal para diminuir nossos impactos na natureza é optar por produtos multibenefícios ao invés de cosméticos mais específicos! Isso porque, se um único produto já atende à várias necessidades, como hidratar, regenerar e uniformizar, não é preciso comprar muitos outros, gerando menos lixo, menos embalagens descartadas, menos compostos retirados do meio ambiente!

Aqui na Dita Cuja, temos a missão de auxiliar nossas clientes em todas as fases da vida, buscando proporcionar conforto e alívio em questões que são pouco faladas! E além do cuidado com nossas clientes, buscamos também desempenhar nosso papel como empresa perante o meio ambiente! Pensando nisso, a Dita agora irá lançar o refil da Espuma Suave! Além de possuir formulação natural e pH ajustado ao fisiológico, ela é repleta de ativos naturais! Cada refil será capaz de reabastecer duas vezes o frasco da espuma. O que achou dessa novidade? 🤩

Voltar para o blog