Diariamente nos deparamos com várias inseguranças relativas ao nosso corpo… Inclusive, nunca ficou insegura? Uma queixa feminina muito comum que chega até nós, na Dita Cuja, é quanto à flacidez nos grandes lábios da vulva.
Primeiramente, precisamos dizer que a flacidez na região íntima, sobretudo após os 40 anos, é totalmente natural! Principalmente nos períodos próximos ao climatério e na menopausa, quando geralmente ocorre a atrofia da região íntima.
Desse modo, saiba que não há nada de errado com o seu corpo: a flacidez dos grandes lábios é nada mais do que consequência das mudanças hormonais e físicas que ocorrem com toda mulher em algum momento da vida.
Também é preciso dizer: não há nada de errado em procurar ajuda para solucionar nossas inseguranças. Podemos facilmente compreender as mudanças em nosso corpo, continuar nos amando, e ainda assim buscarmos soluções para aquilo que nos incomoda. 🧡
Atualmente, existem as mais diversas técnicas para tratar a flacidez nos grandes lábios da vulva (e também da vagina). Inclusive, artigos científicos que relatam métodos de tratamento para flacidez em geral convergem em um ponto comum: a melhora na vida sexual e na autoestima das mulheres que buscam esses tratamentos.
Quais são os métodos utilizados hoje em dia?
- Radiofrequência: a partir de ondas eletromagnéticas, há ativação das células produtoras de colágeno na região íntima. Essas células, chamadas de fibroblastos, passam a ficar mais "preguiçosas" com o passar dos anos. Uma vez estimulados pela radiofrequência, os fibroblastos voltam a produzir colágeno de maneira mais efetiva, minimizando a flacidez. Os lasers íntimos atuam de forma semelhante.
- Intervenções estéticas: como o preenchimento com ácido hialurônico ou a remoção do excesso de pele por cirurgias, a depender do caso de cada paciente.
- Suplementação específica: para atuar na melhora do aspecto da pele. Nos últimos anos, novas pesquisas têm apontado o impacto positivo da suplementação de colágeno para a pele, trazendo mais firmeza e elasticidade. Além da suplementação do colágeno propriamente dito, existem ativos como o MSM (metilsulfonilmetano), zinco, selênio e vitamina C, que auxiliam no processo de síntese de colágeno, bem como na sua proteção contra a degradação.
The effect of oral collagen peptide supplementation on skin moisture and the dermal collagen network
Effects of hydrolyzed collagen supplementation on skin aging: a systematic review and meta-analysis. In International Journal of Dermatology
4. Uso de dermocosméticos: podem ser grandes aliados na melhora do aspecto da pele, de maneira nada invasiva, deixando-a mais suave e hidratada! Invista em dermocosméticos ricos em ativos restauradores e antioxidantes.
O Sérum Íntimo Regenerador 12 em 1 da Dita Cuja promove intensa hidratação antioxidante, rico em ativos naturais como: óleo essencial de laranja doce, vitamina E e seiva de buriti. Juntos, esses ativos promovem ação antioxidante e rejuvenescedora, pro-aging. Ele pode, inclusive, ser utilizado após a realização de procedimentos estéticos, para uma pronta recuperação da pele!
Já o Colágeno Íntimo possui em sua formulação os peptídeos bioativos de colágeno, que promovem melhor absorção e biodisponibilidade de colágeno para nosso organismo, além de contar com ativos como: creatina, ácido hialurônico, vitaminas e minerais, que irão auxiliar na síntese e proteção do colágeno em nossa pele.
Clique aqui para saber mais detalhes!
Referências:
Vilela CL, de Lima Faria GE, Boggio RF. Treatment of Atrophy of the Labia Majora: Calcium Hydroxyapatite or Hyaluronic Acid? Aesthetic Plast Surg. 2023 Sep 6. doi: 10.1007/s00266-023-03617-3. Epub ahead of print. PMID: 37673803.
SANTOS, Juliana Menezes. Função Sexual após o Tratamento com a Radiofrequência em Região Genital Feminina: Ensaio Clínico Randomizado. 2014.
LEAL, Talita Pereira; SANTOS, Juliana Amorim Borba. Contribuições da Radiofrequência em flacidez genital feminina: Uma Revisão da Literatura. ID on line. Revista de psicologia, v. 13, n. 45, p. 258-269, 2019.
DE MIRANDA, Roseane B.; WEIMER, Patrícia; ROSSI, Rochele C. Effects of hydrolyzed collagen supplementation on skin aging: a systematic review and meta‐analysis. International journal of dermatology, v. 60, n. 12, p. 1449-1461, 2021.
ASSERIN, Jérome et al. The effect of oral collagen peptide supplementation on skin moisture and the dermal collagen network: evidence from an ex vivo model and randomized, placebo‐controlled clinical trials. Journal of cosmetic dermatology, v. 14, n. 4, p. 291-301, 2015.