Quando se trata de bem-estar íntimo, cuidar da saúde genital é essencial. O herpes genital, infelizmente, é uma das condições mais comuns que podem afetar essa região. Entender como ele funciona é um passo importante para manter a saúde em dia. De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), o herpes é a principal causa de úlceras genitais.
O herpes genital é uma infecção viral causada pelo vírus Herpes Simplex (HSV), que pode ser dividido em dois tipos: o HSV-1, mais associado ao herpes labial, e o HSV-2, que é a causa mais comum do herpes genital. Ele é transmitido principalmente pelo contato direto com as lesões de herpes ou por meio de relações sexuais, mesmo que a pessoa infectada não apresente sintomas no momento.
Os sintomas do herpes genital podem variar de uma pessoa para outra, e muitas vezes podem passar despercebidos, especialmente em casos assintomáticos. Quando aparecem, os sinais mais comuns incluem:
- Pequenas bolhas ou feridas dolorosas na região genital, anal ou nas coxas;
- Coceira, dor e/ou sensação de ardor;
- Dor ao urinar, quando as lesões estão próximas à uretra;
- Sintomas similares a uma gripe, como febre, dores no corpo e glândulas inchadas.
Vale lembrar que, mesmo quando as lesões desaparecem, o vírus permanece no corpo em estado latente e pode ser reativado em momentos de estresse físico ou mental, baixa imunidade, má qualidade do sono, alterações hormonais ou outros fatores desencadeantes, como traumatismos locais.
Sim! Existem algumas formas e cuidados simples e eficazes para prevenir o contágio.
- Uso de preservativos: O uso de camisinha durante as relações sexuais é uma das formas mais seguras de reduzir o risco de transmissão do vírus.
- Evitar contato com lesões visíveis: Se você ou seu parceiro(a) estiver com lesões ativas, é fundamental evitar o contato sexual até que elas tenham cicatrizado completamente.
- Higiene íntima adequada: Manter uma rotina de higiene íntima saudável, com produtos específicos que respeitem o pH e a microbiota da região, pode ajudar a evitar irritações e infecções secundárias.
Embora não exista cura para o herpes genital, é possível controlar os surtos e aliviar os sintomas. Os tratamentos antivirais, como o aciclovir, são frequentemente prescritos pelos médicos para diminuir a intensidade e a duração das crises.
Além disso, existem medidas que podem ser tomadas para evitar as crises, como manter o sistema imunológico forte, controlar o estresse, ter uma boa qualidade do sono e uma dieta balanceada.
A suplementação também é uma aliada, pois atualmente existem ativos que reforçam a imunidade, bem como cuidam da saúde íntima. Suplementos que contenham própolis, por exemplo, auxiliam no tratamento e prevenção das crises de herpes.
A própolis é um produto natural produzido pelas abelhas que possui inúmeras propriedades farmacológicas, como anti-inflamatório, antibacteriano, antiviral e antifúngico, além de ser extremamente antioxidante. Os compostos fenólicos da própolis são os mais relacionados à sua atividade antiviral, como o ácido benzoico, ácido cafeico e a galangina.
Um artigo de revisão publicado na Journal of Ethnopharmacology em 2022 mostrou que o mel e a própolis possuem efeitos superiores ao aciclovir em relação à cicatrização e re-epitelização das feridas causadas pelo vírus do herpes, tanto na região oral quanto na região genital.
Outra revisão da literatura sobre alternativas de tratamento contra o vírus da herpes propõe que o mecanismo antiviral da própolis é a inibição da replicação viral.
A higiene íntima também é um passo importante: sempre dê preferência para sabonetes desenvolvidos especialmente para essa área, que respeitam o pH e a microbiota vaginal. A Espuma de Higiene Íntima Sensitive da Dita Cuja cumpre todos esses requisitos, além de promover uma limpeza suave sem ressecar.
Além da Espuma de Higiene Íntima, a Dita Cuja desenvolveu o Sérum Íntimo, com propriedades hidratantes, calmantes e regeneradoras. Além disso, ele alivia imediatamente o desconforto causado pelo ressecamento, coceira e irritações, aliviando também o desconforto causado pelas úlceras derivadas do vírus da herpes.
Já o Shot Íntimo foi desenvolvido com ingredientes naturais que elevam a imunidade íntima, incluindo os compostos fenólicos da própolis, fazendo com que este nutracêutico seja um aliado para prevenção e auxílio do tratamento do vírus do herpes.
- Para conhecer mais detalhes sobre o Shot Íntimo, clique aqui!
Cuidar de si mesma é o primeiro passo
Manter-se informada sobre questões de saúde íntima, como o herpes genital, é uma maneira de empoderar-se. Se você sentir qualquer sintoma suspeito, é sempre importante consultar um profissional de saúde. Aqui na Dita Cuja, acreditamos que o autocuidado vai além da escolha de bons produtos – é sobre se autoconhecer e cuidar do seu corpo com carinho.
Cuide-se bem, até a próxima! 🌸
Referências:
Chang JY, Balch C, Puccio J, Oh HS. A Narrative Review of Alternative Symptomatic Treatments for Herpes Simplex Virus. Viruses. 2023 Jun 2;15(6):1314. doi: 10.3390/v15061314. PMID: 37376614; PMCID: PMC10301284.
ROCHA, Marina Pereira et al. Effect of honey and propolis, compared to acyclovir, against Herpes Simplex Virus (HSV)-induced lesions: A systematic review and meta-analysis. Journal of Ethnopharmacology, v. 287, p. 114939, 2022.
Chang JY, Balch C, Puccio J, Oh HS. A Narrative Review of Alternative Symptomatic Treatments for Herpes Simplex Virus. Viruses. 2023 Jun 2;15(6):1314. doi: 10.3390/v15061314. PMID: 37376614; PMCID: PMC10301284.