Ressecamento íntimo, e agora? Como me cuidar? - Dita cuja

Ressecamento íntimo, e agora? Como me cuidar?

 O QUE É O RESSECAMENTO ÍNTIMO?

Você já sofreu com o ressecamento íntimo ou tem dúvidas sobre o que pode ser feito? Se a resposta for sim, tenho certeza que este post vai te ajudar!!

O ressecamento íntimo é resultado da falta de hidratação e lubrificação da pele e da mucosa, causadas pela atrofia das células, e isso faz com que essas células não trabalhem adequadamente.

Este ressecamento pode ocorrer tanto na parte externa da vagina, a chamada Vulva, quanto na região interna. 

O ressecamento da Vulva pode levar à inúmeros incômodos tais como a coceira, o aparecimento de pequenas fissuras e até mesmo o escurecimento desta região.

Já o ressecamento interno vaginal pode levar à outros problemas como ardência na região interna, dificuldade ou dor em relações sexuais, entre outros.

Apesar de pouco se falar sobre ele, o ressecamento íntimo é mais comum do você imagina, por isso, nada de desespero, veja abaixo como identificar, se prevenir e o que pode ser feito para tratar.

QUAIS AS CAUSAS DO RESSECAMENTO ÍNTIMO?

O estrogênio é um hormônio feminino que auxilia no aumento da umidade vaginal, e mantém a espessura e elasticidade do tecido dessa região. Entretanto, quando os níveis desse hormônio apresentam uma quantidade baixa, é comum causar falta de hidratação e lubrificação.

Os níveis de estrogênio podem apresentar queda nos seguintes casos:

  • Pré e pós menopausa
  • Durante a amamentação
  • Mulheres que fazem tratamento quimioterápico
  • Uso de pílula anticoncepcional
  • Aumento do estresse

Quando há um declínio na produção de estrogênio, é comum apresentar ressecamento na região da vulva e dos pequenos lábios, sendo acompanhado por outros sintomas que mencionamos (dor, coceira, queimação), além de ser uma ótima porta de entrada para fungos e bactérias, e vamos combinar que é uma sensação super desagradável, né?

Além disso este ressecamento pode ser consequência de processos de atrito tais como a depilação, o contato com o absorvente ou mesmo de um processo de higiene pessoal realizado de maneira incorreta quando se usa muuuito sabonete, ou ainda, um sabonete inadequado para a região íntima.

A secura vaginal pode ocorrer com qualquer mulher, não importa a idade, mas podemos contornar essa situação com ações simples.

 

PARA O RESSECAMENTO VAGINAL: LUBRIFICANTE E HIDRATANTE VAGINAL SÃO COISAS DIFERENTES

Já vamos adiantar que lubrificantes e hidratantes não são a mesma coisa, tá?

Basicamente, o lubrificante é utilizado no momento do sexo para facilitar a penetração, reduzindo o atrito melhorando a lubrificação que há nas paredes vaginais,  proporcionando mais conforto. Já os hidratantes vaginais, possuem ingredientes que além de reter a hidratação, mantém o pH da vaginal equilibrado protegendo a vagina contra a contaminação de fungos e bactérias. Esses hidratantes formam uma barreira que se adere no tecido vaginal, a qual libera água para células, nutrindo e mantendo umidade adequada da região, combatendo o ressecamento.  É importante lembrar esses dois produtos são de uso interno e não alteram em nada a região da vulva, que é a região externa da vagina.

PARA O RESSECAMENTO DA VULVA, O QUE PODE SER FEITO?

Na região da vulva, os cuidados devem ser similares à pele do restante do corpo, o que torna mais seguro o uso de séruns e hidratantes, por exemplo. Existem inúmeros ativos que podem auxiliar com suas propriedades a hidratação e renovação celular da região, abaixo listamos alguns exemplos:

Óleo do coco Antisséptico, cicatrizante, previne irritações e coceiras

Óleo de Melaleuca: Antifúngico evita foliculite e acelera a renovação celular

Óleo de semente de uva: Propriedades tonificantes, umectantes e antioxidantes

Óleo de laranja doce: Auxilia na produção de colágeno para uma pele macia e saudável

Óleo de Abacate: Nutrição celular com hidratação profunda e melhora da elasticidade

Óleo de Buriti: Hidratante, energizante, traz mais elasticidades e firmeza para pele

SÉRUM ÍNTIMO PARA A VULVA

Aqui na Dita Cuja, desenvolvemos em parceria com dermatologistas, ginecologistas e farmacêuticas, uma fórmula especialmente pensada na hidratação e renovação celular da vulvaO Sérum Íntimo da Dita Cuja contém em sua formulação ingredientes essenciais como o óleo de coco, óleo de semente de uva, óleo de abacate, óleo de rosa mosqueta, melaleuca, óleo de buriti e vitamina E. Estes ingredientes restauram a nutrição das células com hidratação profunda, melhoram elasticidade, a firmeza e trazem um aspecto mais jovial para a pele, atuando preventivamente contra o envelhecimento. Ah! Lembrando que, diferentemente do lubrificante e do hidratante vaginal, o Sérum Íntimo Dita Cuja é de uso externo!

#xôressecamentodavulva

Clique aqui para conhecer o sérum íntimo Dita Cuja

Como todos os produtos de cuidado pessoal, o sérum íntimo se torna mais eficaz se utilizado regularmente.  

Pratique o autocuidado com sua vulva.

Acompanhe @ditacuja.br pra ficar por dentro das novidades.

Voltar para o blog