Infecção urinária: o que é, por que tão comum e como evitar! - Dita cuja

Infecção urinária: o que é, por que tão comum e como evitar!

Conta pra Dita: quem nunca teve ou conhece alguém que já teve infecção urinária? É, infelizmente, quase um evento canônico na vida de todos (principalmente das mulheres). Se você nunca teve, é provável que vá ter em algum dia. E ainda têm quem sofra com as famosas infecções urinárias de repetição ao menos algumas vezes por ano...

Mas por que esse distúrbio é tão comum? Vamos entender um pouquinho sobre o que é a infecção urinária e como ela ocorre!

Bem, primeiramente, devemos levar em conta uma espécie de bactérias muito conhecida que vive em nosso trato digestório, denominada Staphylococcus aureus. Ela é a principal causadora dos casos de infecção urinária! E faz muito sentido, sabe? Devido à proximidade das aberturas dos sistemas urinário e gastrointestinal, acaba sendo bastante fácil que as bactérias passem de um para o outro. E a anatomia da mulher facilita mais ainda que isso ocorra, pois a distância entre a uretra e o ânus é bem menor que nos homens.

Assim, podemos perceber que pequenas ações podem trazer essas bactérias da região anal para a uretra com muita facilidade, como a higiene inadequada ou mesmo o sentido em que a mulher passa o papel higiênico quando vai ao banheiro (deve sempre seguir a direção da frente para trás).

É claro que outros fatores também podem influenciar bastante no desenvolvimento de infecções urinárias. Usar roupas íntimas e roupas em geral que não permitam a circulação de ar na região íntima é um desses! Isso pois há a criação de um ambiente que as bactérias amam: quentinho e abafado; então, elas começam a crescer e se proliferar. É preciso dizer que todo o nosso corpo vive em equilíbrio e as bactérias, idem. Existem muitas e muitas que convivem normalmente em nosso corpo e inclusive, são benéficas para nós. No entanto, quando se tornam presentes em grande número, acabam por nos fazer mal, como no caso, provocando uma infecção urinária.

Outro fator que pode auxiliar no desenvolvimento desse tipo de infecção é a baixa ingestão de água e poucas idas ao banheiro para fazer xixi. Que um consumo hídrico adequado é necessário para todas as áreas da vida, isso já sabemos há muito tempo! Sempre que há diagnósticos de infecção urinária, os médicos enfatizam: beba bastante água. Mas sabe por que, exatamente?

Acontece que o fluxo de urina ajuda a eliminar muitos micro-organismos que possam estar no sistema urinário! Então, é claro, devemos ingerir bastante água (e líquidos) e, muito importante, fazer xixi sempre que a vontade vier. Nada de ficar segurando viu? É um fator de risco para se desenvolver esse tipo de infecção.

Inclusive, falando em xixi... Urinar após o sexo é muito, muito importante, para eliminar possíveis micro-organismos. Coloque como um hábito para o resto da vida e os riscos de você desenvolver uma infecção no trato urinário irão diminuir bastante!

Percebe como beber bastante água é primordial tanto na prevenção quanto durante o tratamento para a eliminação das bactérias?

E por falar em tratamento, qual é o adequado?

É preciso destacar: o tratamento adequado deverá ser avaliado pelo seu(a) médico(a)! Via de regra, serão receitados antibióticos. Atualmente, existem vários tipos: de dose única, de esquema curto (até 5 dias) ou tratamento convencional (com uso de antibióticos de uma semana a catorze dias).

Existem algumas medidas naturais que podem atuar de forma sinérgica com os tratamentos medicamentosos e propiciar uma melhor recuperação. Vamos falar um pouquinho sobre eles:

  • Banhos de assento: melhoram os desconfortos da infecção, além de auxiliarem na manutenção da microbiota e do pH vaginal. Compostos muito utilizados nesse momento podem ser o vinagre de maçã e a romã. O primeiro possui propriedades antissépticas e atua na acidificação do meio vaginal; que é de extrema importância, uma vez que a vagina é naturalmente ácida. Já a romã, ou o extrato dessa fruta, é amplamente conhecida por suas propriedades antimicrobianas e muito utilizada na ginecologia natural.
  • Ingestão de chás: o uso de chás diuréticos e medicinais é um super aliado nesse momento! Além de aumentar o fluxo de urina, as propriedades terapêuticas presentes são uma forma de complementar o tratamento convencional. O chá de cranberry tem ganhado muito destaque pois possui, além da ação diurética, compostos antimicrobianos que impedem que as bactérias “grudem” nas paredes do trato urinário, impedindo a colonização destas. Além disso, não só o chá de cranberry tem sido utilizado, mas também sucos e cápsulas!

Aqui na Dita Cuja, temos a missão de desenvolver dermocosméticos seguros e eficazes para o bem-estar íntimo. A Espuma Natural de Higiene Íntima Active é enriquecida com ativos naturais que auxiliam na saúde da sua dita cuja, como o vinagre de maçã, o extrato de romã, e a melaleuca, poderoso antifúngico no combate à candidíase. Agora também disponível na versão Sensitive, ideal para peles mais sensíveis; conta com as propriedades antimicrobianas do cranberry e calmantes da calêndula. <3

 21.jpg__PID:b170a883-b0d3-4a72-b0de-067fc15f0da9

Já o Sérum Íntimo Regenerador 12 em 1 possui como um dos seus muitos benefícios, intensa hidratação antioxidante, com uma absorção super-rápida! Possui ativos como o óleo de coco, óleo de semente de uva e óleo de buriti, que promovem uma pele realmente cuidada e hidratada! 

 

Embarque com a Dita Cuja nessa jornada de bem-estar e autocuidado! Cuidar da dita cuja é cuidar do corpo todo! <3

Leia também:

Referências:

DAGOSTIN, Suelen Favarin Filipin. Utilização de Vaccinium macrocarpon (Cranberry) para prevenção de infecção urinária recorrente: revisão da literatura e divulgação a profissionais de saúde. 2016.

KOCH, V. H.; ZUCCOLOTTO, S. M. C.. Infecção do trato urinário: 
em busca das evidências. Jornal de Pediatria, v. 79, p. S97–S106,
maio 2003.

Foxman B. Urinary tract infection syndromes: occurrence, recurrence,
bacteriology, risk factors, and disease burden. Infect Dis Clin
North Am. 2014 Mar;28(1):1-13. doi: 10.1016/j.idc.2013.09.003.
Epub 2013 Dec 8. PMID: 24484571.

Tudo o que você precisa saber sobre infecção urinária. Hospital Israelita Albert Einstein, 26 de abril de 2023. Disponível em: https://vidasaudavel.einstein.br/infeccao-urinaria/. Acesso em: 18 de outubro de 2023.

 
Voltar para o blog