Embora o tema “Prevenção ao Câncer” seja importante o ano todo, outubro é um mês especialmente rosa (não apenas pela Primavera), mas pela luta contra o câncer de mama, o segundo que mais acomete mulheres no mundo, de acordo com dados da OMS.
Essa, é mais uma campanha do Outubro Rosa para (re)lembrar a todas que o autocuidado é necessário em todas as fases da vida.
É possível reduzir o risco de desenvolver câncer de mama?
Sim. Manter o peso corporal adequado, praticar atividades físicas, alimentar-se de forma saudável e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são atitudes que ajudam a reduzir o risco de ter a doença. Além disso, a vitamina D, garantida com banhos de sol de 10 minutos e cuidados com a saúde emocional também entram na lista como fatores de proteção.
Quais são os sinais e sintomas?
-
Nódulo fixo, endurecido e geralmente indolor;
-
Alterações nos mamilos ou saída espontânea de líquido;
-
Pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas);
-
Pele da mama vermelha ou parecida com casca de laranja.
Cada mama é única, assim como a mulher. É comum que uma das mamas seja maior que a outra ou que tenham formatos diferentes. Mas quando a mulher conhece bem o seu corpo, é possível perceber qualquer sinal de alterações nas mamas e ficar alerta, por isso, a prática de autocuidado deve ser diária!
Ao escolher produtos para hábitos de autocuidado diário com o seu corpo, sempre prefira cosméticos que possuam composições limpas, com a melhor seleção de ingredientes, formuladas com bioativos naturais, sem parabenos, petrolatos, sulfatos ou ftalatos, de marcas que se importam com a segurança e eficácia.
O sérum íntimo da Dita Cuja cumpre todas essas exigências, além disso, é hipoalergênico, dermatologicamente testado e aprovados na Anvisa. Conheça mais sobre o produto aqui.
E por fim, um último recado: Olhe, sinta, entenda, conheça seu próprio corpo e perceba o que é normal em suas mamas. Em caso de qualquer sinal de alteração, procure um profissional da saúde. Na luta contra o câncer de mama, todo mês é #OutubroRosa. Seu bem-estar íntimo importa!
Referências: Instituto Nacional de Câncer (INCA)