Sabonete de glicerina ou de bebê é bom para as partes íntimas? - Dita cuja

Sabonete de glicerina ou de bebê é bom para as partes íntimas?

Tenho certeza de que você já ouviu por aí, principalmente nas redes sociais, indicações de sabonetes de glicerina ou sabonetes de bebês para a região íntima. A princípio, tendemos a acreditar, afinal de contas, esse tipo de produto passa uma imagem de suavidade e delicadeza, não?

Mas, na realidade, esse tipo de sabonete não é nada adequado para a região íntima, acredita? Claro que a vulva precisa de uma limpeza suave, mas não serão os sabonetes glicerinados ou de bebês que irão proporcioná-la. Vem que a Dita vai te explicar o porquê:

     1- pH impróprio.

O pH vaginal natural fica em torno de 4/4.5, sendo levemente ácido. Já sabonetes de glicerina em barra estarão com seu pH em torno de 9 e, na forma líquida próximo a 7. Sabe o sabonete neutro? É esse! Preparamos uma tabela para ficar mais visual o entendimento:

  • Por que os sabonetes em barra têm um pH mais elevado?

Quando vão ser produzidos, eles passam por um processo chamado saponificação, na qual se utiliza uma base forte, como a soda cáustica (mas calma, rs! Não existe a soda cáustica no sabonete final, pois ela é transformada em outro composto pelas reações químicas). No entanto, a presença dessa base no início acaba por elevar bastante o pH do sabonete. Como os sabonetes líquidos não passam por esse processo, seu pH fica um pouco mais abaixo.

  • Certo, então por que não utilizá-los?

Expor a região íntima a produtos com pH neutro (igual a 7) ou alcalino (maior que 7) promove um aumento do pH local, ocasionando diversas alterações por lá, podendo provocar sintomas como: coceiras, odores não naturais e ardências. Além disso, desregula toda a microbiota da pele, que precisa de condições específicas para estar em equilíbrio!

Dessa forma, nunca, nunca mesmo, utilize sabonetes em barra na sua ppk, pois o pH deles é bem elevado. Nada de usar o mesmo sabonete do banho, viu? E claro, evite os sabonetes neutros ou aqueles que não estejam com valores próximos ao pH natural.

Inclusive os sabonetes de bebê, pois esses também não são ajustados para o pH fisiológico da sua dita!

 2- Limpeza abrasiva:

É muito comum que esse tipo de sabonete convencional forneça uma limpeza agressiva! Nos sabonetes líquidos, mesmos os glicerinados ou feitos para os bebês (e até em shampoos), por exemplo, se encontra quase sempre o sodium laureth sulphate (lauriletersulfato). Ele age como um desengordurante/detergente, retirando as impurezas. É um agente de limpeza eficiente, no entanto é muito abrasivo, podendo provocar alergias e ressecamento da pele.

E continua sendo usado? Sim! Pois é um insumo extremamente barato. Tenho certeza de que se você for olhar no seu banheiro, vai encontrar algum produto que o tenha em sua composição.

Uma limpeza muito agressiva certamente irá retirar boa parte da mucosa e da microbiota natural da sua vulva, causando alterações não benéficas. Existem bactérias que estão presentes na nossa pele como verdadeiras barreiras protetoras! Elas não nos fazem mal e impedem que micro-organismos maléficos cresçam ali. Sabe a candidíase? Então! É uma infecção oportunista que pode aparecer, dentre tantos fatores, devido à retirada de parte do microbioma fisiológico, que não estará presente para impedir que os fungos se proliferem.

Inclusive, corra de produtos que prometem “a eliminação de 99,9% das bactérias”, isso não é nada bom! Significa que o sabonete irá retirar as bactérias sensíveis e aquele 0,1% resistente irá sobreviver e se proliferar, causando a chamada resistência bacteriana, que é um problema de saúde pública no mundo. Em pequenas quantidades, as bactérias resistentes não causam danos, pois não conseguem competir com nossa microbiota normal. No entanto, quando presentes em grandes concentrações, podem provocar inúmeras doenças.

  • Um lembrete: sempre lave a vulva, nunca lave a vagina! Se quiser entender um pouquinho mais sobre a higiene íntima feminina, clique aqui: Como fazer a higiene íntima?

Dessa forma, o sabonete íntimo precisa ser seu aliado! Opte por aqueles que possuem o pH regulado e surfactantes (agente de limpeza) delicados. Aqui na Dita Cuja, nós desenvolvemos uma espuma de limpeza suave, com uma textura super agradável e econômica, além de hidratante. Possui o pH ajustado de forma natural pelo vinagre de maçã orgânico, de forma que é bem semelhante ao fisiológico! Inclusive, não possui o sodium laureth sulphate em sua composição, pois utiliza surfactantes naturais e seguros: cocamide mipa, cocamidopropyl betaine e decyl clucoside. Além disso, possui ativos naturais incríveis: extrato de romã, calêndula, lavanda e laranja doce!

Conheça também nosso sérum íntimo, que possui 12 ativos e 12 benefícios para a sua dita! Ele irá promover uma intensa hidratação na pele da sua vulva através de ativos como o óleo de coco, de oliva e de abacate. Já o óleo de rosa mosqueta e a vitamina E serão poderosos regeneradores das células dessa região! Embarque com a Dita nessa maravilhosa jornada de autocuidado! 🧡

Voltar para o blog