Como aliviar os sintomas da menopausa

Como aliviar os sintomas da menopausa

   Aqui na Dita Cuja, nossa missão é promover um novo jeito de pensar a vida e o autocuidado íntimo. Buscamos trazer soluções para incômodos pouco debatidos em sociedade, por ainda serem considerados tabus. Por isso, aqui no blog da Dita procuramos sempre discutir temas que falem sobre a diversidade de dilemas que todas as mulheres passam durante a vida. Entre eles, certamente um dos mais desafiadores é a menopausa! 

  Como em toda fase da vida, é preciso adaptação! E nesse momento pode parecer muito mais difícil, pois além de lidar com as mudanças físicas e hormonais, também é preciso confrontar questões psicológicas e sociais. Infelizmente, a menopausa ainda hoje é associada à aspectos negativos pela sociedade. No entanto, saiba que seu valor apenas aumenta com a experiência que adquire ao longo da vida! 🧡

   No blog de hoje vamos falar deles: os sintomas da menopausa. Algumas mulheres podem não apresentar quase nenhum, enquanto outras experimentarão um turbilhão de mudanças. Sendo assim, precisamos sempre ir em busca de coisas que tornem esse período mais leve e tranquilo.

  • Para mandar a insônia embora!

   Se eu te falar um super clichê, promete não ficar brava? Faça exercícios físicos! Após a menopausa, é imprescindível que você movimente seu corpo (e vou te falar alguns motivos). Primeiramente, já que estamos falando em insônia, exercitar-se vai ajudar muito a ter boas noites de sono, principalmente se você fizer exercícios pela manhã. Isso vai ajudar (e muito) a regular o seu ciclo circadiano e promover bem-estar.

   Aqui vai outro motivo: após a menopausa, o corpo feminino passa a ter maior facilidade para perder massa muscular. Assim, é extremamente importante que você passe a priorizar os exercícios físicos para construir músculos, de forma a ter uma velhice ativa e independente!

  • Para amenizar a flacidez íntima e o ressecamento:

   Como a diminuição dos hormônios no corpo, além da perda de massa magra, é esperado também que a mulher passe a sofrer com mudanças na textura e hidratação da pele e das mucosas, resultando num combo muito temido: flacidez e ressecamento.

   Atualmente, existem vários métodos para aliviar esses desconfortos que, quando utilizados em associação, trazem resultados muito benéficos! Algumas das alternativas são: laser íntimo, reposição hormonal, suplementação específica, fisioterapia pélvica e cosméticos de uso tópico. 

  O laser íntimo, de modo geral, é uma técnica que aquece os tecidos e estimula os fibroblastos (nossas células produtoras de colágeno, que vão ficando mais "peguiçosas" ao longo dos anos). Dessa forma, aumenta-se a produção de colágeno na região, diminuindo os sintomas da flacidez. Já a reposição hormonal é padrão ouro na redução dos sintomas da menopausa, mas nem sempre é indicada e nem todas as mulheres podem utilizá-la.

   Quanto à suplementação específica, saiba que ela será uma grande aliada nesse momento! O Colágeno Íntimo da Dita Cuja foi formulado pensando especialmente nas mulheres que estão enfretando a menopausa. Ele trabalha a reposição e estímulo da síntese de colágeno, além de protegê-lo contra a degradação. Conta também com ácido hialurônico, que irá atuar no preenchimento entre as células, conferindo mais firmeza e hidratação, e com a creatina, elemento essencial no ganho de massa magra!

   Além desses 3 principais componentes, o Colágeno Íntimo conta também com vitaminas, fibras e minerais. Uma formulação completa para auxiliar na hidratação, firmeza e elasticidade da pele, combatendo o ressecamento e a flacidez íntima.

   Por último, quando for escolher entre dermocosméticos, opte por aqueles que possuam ativos super hidratantes e regeneradores. Eles serão essenciais no combate ao ressecamento externo, prevenindo a formação de fissuras e irritações na vulva.

 O Sérum Íntimo Regenerador 12 em 1 é formulado a partir de óleos vegetais e essenciais, proporcionando intensa hidratação antioxidante. Também oferece estímulo da produção de colágeno na pele, através de ativos como o óleo essencial de laranja doce e a seiva de copaíba, a auxiliando a combater a flacidez íntima. ✨

  Dicas extras:

  • Abuse de lubrificantes! Sabemos que a menopausa afeta também a lubrificação natural, por isso, não tenha receio de utilizá-los para ter momentos muito mais prazerosos! 
  • Opte por sabonetes íntimos suaves: Espuma de Higiene Íntima Sensitive é ideal para mulheres que estão na menopausa. Com toque suave, foi desenvolvida de forma a minimizar qualquer desconforto ou ardência e limpa sem agredir a pele!

Por fim, aproveite essa nova fase com outros olhos: uma nova oportunidade de se reinventar, de se (re)conhecer e de se amar!

Embarque com a Dita Cuja nessa jornada de carinho e autocuidado! Afinal de contas, cuidar da dita cuja é cuidar do corpo todo! <3

Leia mais:

Referências

ANTUNES, Susana; MARCELINO, Ofélia; AGUIAR, Tereza. Fisiopatologia da menopausa. Revista Portuguesa de medicina geral e familiar, v. 19, n. 4, p. 353-7, 2003.

ORSATTI, Fábio Lera et al. Redução na massa muscular de mulheres na pós-menopausa: efeito do treinamento hipertrófico. Femina, p. 815-821, 2006.

 

Voltar para o blog