A importância de um sabonete íntimo com pH adequado - Dita cuja

A importância de um sabonete íntimo com pH adequado

No mundo dos cosméticos, temos muitas opções de tudo! Shampoos para cabelos lisos, cacheados, ondulados; sabonetes faciais para peles mistas, oleosas ou secas; hidratantes para para peles sensíveis, jovens ou maduras... Uma variedade enorme para escolher! E não é diferente no mundo dos sabonetes íntimos. Existem muitas opções no mercado: com pH neutro, sabonetes em barra, sabonetes com perfumes, sem perfumes...

Assim, ficam algumas questões: como escolher o sabonete íntimo adequado? Existe um tipo de sabonete íntimo que seja melhor? É uma escolha realmente importante? Vem com a Dita Cuja descobrir um pouquinho sobre esse tema.

  • Sabonetes em barra x sabonetes líquidos:

A regra número um: fuja de sabonetes íntimos sólidos. Eles não são adequados para sua saúde íntima, uma vez que são bastante agressivos e seu pH é bem mais alto que o pH da pele da vulva e da vagina. Isso acontece pois, para a fabricação dos sabonetes em barra, acontece o processo de saponificação, na qual se utiliza uma base forte (como o hidróxido de sódio), o que acaba elevando bastante o pH do produto. Além disso, eles promovem uma limpeza muito abrasiva, de forma que a camada protetora da pele acaba sendo removida ou bastante prejudicada, provocando também o ressecamento da região.

Mas então todo sabonete líquido é bom? Não é bem assim... Para um sabonete íntimo ser, de fato, adequado para a ppk, ele deve atender a alguns requisitos, como limpeza mais suave, formulação hipoalergênica e pH ácido, semelhante ao fisiológico.

Como já vimos, a limpeza precisa ser suave para evitar desequilibrar a pele da região e também evitar o ressecamento. Quanto à formulação hipoalergênica, é muito necessária uma vez que a pele da ppk é muito sensível e passível de sofrer com alergias e irritações. Então, vamos ao próximo requisito necessário em um bom sabonete íntimo. 

  • pH neutro x pH ácido

pH ácido, sempre! Pode até parecer um tanto quanto contraditório à primeira vista, mas vamos aos fatos: o pH da região íntima é ácido, principalmente devido às várias espécies de bactérias Lactobacillus presentes ali. Essas espécies e o pH ácido, inclusive, são muito importantes para evitar o crescimento de bactérias patogênicas, de forma a prevenir infecções e doenças. Quando se utiliza um sabonete neutro, acaba-se elevando também o pH vaginal. Tem início, então, uma reação em cadeia nadinha favorável: o pH mais elevado acaba atrapalhando as bactérias protetoras que vivem na ppk (e que estão acostumadas com o pH mais baixo), de forma que região íntima passa a ficar mais vulnerável e suscetível a infecções.

Percebe como a escolha do seu sabonete íntimo é importante? Um produto inadequado ocasionar diversos desconfortos, como alergias, ressecamento e até maior susceptibilidade a doenças.

Dessa forma, segue algumas dicas da Dita Cuja sobre como descobrir de forma mais certeira se um sabonete íntimo é bom de verdade para sua saúde (e lembrando sempre: deve ser líquido, hipoalergênico, proporcionando uma limpeza suave e com pH ácido).

  • Olhe sempre o rótulo do produto!

              Ingredientes a se evitar: Petrolatos, parabenos, PEG’s, perfumes (parfum), DEA, TEA e MEA, phtalatos.

              Bons ingredientes: Sodium Coco Sulfate, Decyl Gluoside, Vitamina E (pode aparecer na forma Tocopheryl  Acetate), Sodium Benzoate; e claro, ativos naturais! Geralmente, alguns aparecerão acompanhados da palavra “extract”, como em: calendula officinalis flower extract.

Sempre que houver algum componente que você não reconhece, pesquise sobre! É muito importante sabermos sobre os produtos que temos contato todos os dias <3. Além disso, outra dica da Dita é: evite produtos com longas listas de ingredientes e prefira cosméticos com listas menores e mais simples! É bem provável que você encontre vários componentes pouco seguros em longas listas.

Aqui na Dita Cuja, temos o compromisso de desenvolver dermocosméticos seguros e eficientes para a saúde íntima feminina. Nossa Espuma Natural de Higiene Íntima, além de proporcionar limpeza suave, possui pH regulado pelo vinagre orgânico de maçã, de forma bem próxima ao pH fisiológico. É livre de sulfatos agressivos e rica em ativos naturais que promovem o equilíbrio da flora da região íntima.

Captura de tela 2023-05-24 145239.png__PID:1780621c-3d60-4bfa-97a0-954ded44a92b

Já o Sérum íntimo 12 em 1 promove uma intensa hidratação antioxidante e múltiplos benefícios: fortalece a barreira natural da pele, previne foliculites, auxilia na regeneração, uniformiza e acalma. Um excelente aliado para a sua saúde íntima <3

Leia também:

1 - Sabonete de bebê é bom para as partes íntimas?

2- Como fazer a higiene íntima?

3- Coceira nas partes íntimas! E agora?

Referências:

SILVA, Denise Antonia Nunes; COSTA, José Luiz Mazzei da. A importância do sabonete íntimo feminino com foco na microbiota e nos estágios de vida da mulher. Revista Acadêmica Oswaldo Cruz, v. 6, n. 23, 2019.

Voltar para o blog