Como fazer a higiene no pós-sexo - Dita cuja

Como fazer a higiene no pós-sexo

     A higiene e os cuidados íntimos são imprescindíveis para uma vida saudável e de qualidade! Pode parecer simples, mas os hábitos de higiene nos livram de diversas doenças e desconfortos, uma vez que não há proliferação de micro-organismos quando a limpeza é adequada. Além do fator saúde, a higienização é um fator de bem-estar: todo mundo gosta de se sentir limpinho e cheiroso, não é?

     Quando falamos em higiene após o sexo, muitas dúvidas podem surgir. Quem nunca se perguntou após o sexo: “e agora eu me levanto, tomo um banho? Faço ducha, faço xixi? Faço o que?” Ou ainda: “preciso tomar um banho ou posso só deitar e dormir?” Infelizmente, tudo relacionado à sexualidade na nossa sociedade é tabu (as coisas estão mudando, ainda bem!) e por isso, ainda existem muitas dúvidas relacionadas à higiene após uma relação sexual, algo tão importante! Tendo isso em vista, a Dita Cuja está aqui hoje para falar um pouquinho desse tema e um passo a passo bem simples para esse momento.

  • Passo 1: faça xixi!

     Talvez você naturalmente já sinta essa vontade; não ignore! Trago dois motivos para você: primeiro, segurar a urina (em qualquer ocasião, não somente após o sexo) é um dos fatores de risco para se desenvolvimento de infecções urinárias; e segundo, fazer xixi depois da relação é considerada uma medida de prevenção de infecções do trato urinário¹.

    Fica uma escolha bem simples, não é? Fazer xixi e ajudar seu corpo a prevenir infecções ou não fazer e correr o risco! Caso você não sinta vontade, procure beber água até que ela venha.

  • Passo 2: higienize a região!

     Você não precisa tomar um super banho se não quiser! Não é necessário. A água da duchinha sanitária e um produto de limpeza adequado para a região íntima serão super eficientes. Mas ficam algumas orientações da Dita:

  • Não se lave internamente! A vagina (parte interna) não precisa ser limpa. Nosso corpo faz esse trabalho ele mesmo, através das secreções cervicais (aquelas que diariamente aparecem na nossa calcinha, sabe?).

“Ah, Dita, mas não me sinto limpa se não limpar por dentro!”

 Fazer a higienização interna é perigoso, mulher! Ela desregula muitas características naturais, como o pH e a barreira de proteção natural da vagina, composta por mucos e bactérias. A remoção dessa barreira protetora pela água e/ou sabonetes, além de poder provocar alergias, coceiras e ardências, ainda te deixa vulnerável a micro-organismos oportunistas, como os fungos da candidíase e outras bactérias que não são naturais da flora vaginal!

  • Cuidado com os produtos utilizados! Fuja de lenços umedecidos, sabonetes corporais, sabonete em barra, produtos com perfumes, entre outros². Esses produtos são inadequados para a saúde da vulva; certifique-se de que o cosmético a ser utilizado seja específico para a região íntima e hipoalergênico. É recomendável, inclusive, que proporcione uma limpeza suave, não agressiva. Caso queira entender um pouquinho mais sobre os efeitos de sabonetes inadequados na saúde da sua ppk, clique aqui.
  • Passo 3: Hidrate!

Esse é um passo muito especial! Busque produtos que hidratem a região íntima, a fim de manter uma pele saudável e íntegra. Livre de ressecamentos e também de foliculites, que geralmente vêm de brinde na depilação. Após o sexo, é o momento oportuno para elas surgirem, uma vez que temos o hábito de nos depilarmos antes desse momento. Ninguém merece as coceiras dos dias seguintes, não é?

Inclusive, se você for dormir após esses passos, deixe sua dita cuja respirar e durma sem calcinha. Ela vai ficar agradecida, viu?

Caso você se interesse por mais detalhes de como fazer a higiene íntima corretamente, recomendamos essa leitura aqui: Como fazer a higiene íntima?

A Dita Cuja tem a missão de desenvolver produtos que atendem especificidades da região íntima! A espuma suave de higiene íntima Dita Cuja possui uma fórmula leve, de forma a proporcionar uma limpeza suave e o pH regulado naturalmente pelo vinagre de maçã, de forma que fique bem semelhante ao nosso pH fisiológico! Além disso, possui em sua formulação o extrato de romã, que possui atividade antimicrobiana, auxiliando na manutenção da flora natural e o óleo de calêndula, um excelente anti-inflamatório natural.


Captura de tela 2023-05-24 145239.png__PID:1780621c-3d60-4bfa-97a0-954ded44a92b

Já o sérum 12 em 1 possui como alguns dos seus muitos benefícios, intensa hidratação antioxidante e prevenção de foliculites! A textura em sérum permite uma hidratação super rápida, evitando o acúmulo de umidade na região! Possui ativos como o óleo de coco, óleo de semente de uva e óleo de buriti, que promovem uma pele realmente cuidada e hidratada!

Ambos irão te ajudar a cuidar da melhor forma possível da sua dita! Cuidar da dita cuja é cuidar do corpo todo! <3

Referências:

  • MIRANDA, Marcella Castro et al. Infecção de Trato Urinário recorrente no sexo feminino-revisão de literatura. Brazilian Journal of Health Review, v. 6, n. 3, p. 12894-12895, 2023.
  • T. de; FonsecaA. M. G. da; PintoA. L. de O.; KreutzA. L. B.; SatelesA. S.; BorgesD. L. S.; NunesF.; CostaJ. L.; DobrachinskiL. Higiene íntima e a relação com doenças ginecológicas. Revista Eletrônica Acervo Médico, v. 23, n. 2, p. e11932, 21 fev. 2023.
Voltar para o blog